10 de jun. de 2007

2001: Medo

Eu tenho medo, muito medo, de 2001: Uma Odisséia no Espaço. (Os que já viram o filme já sabem mais ou menos como é a sensação.) Além do desfecho alucinante da obra, que dá uma sensação de vazio existencial até no maior religioso do universo (just kidding...), parece que o Arthur C. Clarke deu umas consultadas em alguma bola de cristal...

Algumas das curiosidades que me assombraram, em maior ou menor grau, quando eu acabei de ler 2001:

Stanley Kubrick fez o filme enquanto o Arthur Clarke escrevia. Na verdade, o diretor foi o co-escritor, só que ele não aceitou que seu nome saísse no livro porque ele era egocêntrico e sabia que o filme iria ser tão bom ou melhor que o livrinho.

***

O livro foi publicado em 1968, praticamente junto com o lançamento do filme. O homem foi para a lua em 69, um ano depois do lançamento da obra e cinco anos depois do início da mesma. Ou seja, na realidade, ao que parece, foi a vida que imitou a ficção e não o contrário.

Onze anos depois, a mesma manobra feita pela nave Discovery (a nave que viaja até Japetus, no livro), foi realizada pela Voyager. De verdade.

O pessoal a bordo da Apollo 13 (lançada em 1970), colocou nada mais que a música mais marcante do filme, Assim Falou Zaratustra, do Richard Strauss.

Além dessas coisas, o próprio Arthur aborda estas coincidências num epílogo arrepiante.

***

Um trecho do livro parece ter influenciado o Bill Gates. (correção)

Quando o Robô HAL 9000 é desligado, ele começa a "regredir" e falar as coisas que ele aprendeu durante sua "infância robótica (sic)":
-Eu sou um computador HAL Nove Mil Número de Produção. Tornei-me operacional na Fábrica Hal, em Urbana, Illinois, em 12 de Janeiro de 1997. A veloz raposa castanha ataca o cão preguiçoso. A chuva na Espanha é sobretudo na planície, Dave... ainda estás aí?
Uma dica: Abram o Word, digitem "=rand(1,3)" e apertem enter.

TENHAM MEDO. TENHAM MUITO MEDO.

5 comentários:

Anônimo disse...

Só pra constar, essa frase da raposa, em inglês, utiliza todas as letras do alfabeto. Ela é mais antiga que o próprio Kubrick, e era usada por tipógrafos para testar as máquinas que "imprimiam" periódicos.

E 2001 é foda mesmo. Grande filme.

[]'s!

Anônimo disse...

Eu lembro que uma vez "assisti" o filme.
Me pareceu bom, e eu afirmaria isso com certeza, se eu não tivesse cochilado durante o filme e não entendido-o muito bem por causa disso :P

Anônimo disse...

2001 é um dos melhores q já vi. Tipo, quando tô com insônia profunda, até hoje o assito. É batata!

www.withoutatrace.blogger.com.br

Isso pq n sei onde colocar o endereço do blog no comentário.

Anônimo disse...

Segundo o Kubrick, aquela viajera psicodélica é o mais perto que se pode chegar de uma viagem de ácido sem ácido. E quem toma ácido vê o futuro, rapaz, não sabe, não?

Anônimo disse...

Mas eu fiquei com bastante medo quando fiz o teste do word, até corri pra debaixo da cama e fiquei cutucando o PC com um pauzinho pra ver se se mexia.