25 de fev. de 2007

Viva à pirataria descarada! (2)

Ou... Todo mundo já sabia que a pirataria é boa e todo mundo gosta:

O último álbum do grupo [My Morning Jacket], "Z", lançado pela Sony/BMG, foi produzido com um sistema para prevenir cópias. Para que os fãs pudessem burlar o sistema, a banda colocou em seu site oficial um link incentivando o download e a troca de suas canções. Resultado: a Sony/BMG precisou tirar do mercado todos álbuns com o software anti-cópias.


Antes de comentar, me deixem fazer um pré-comentário: HAHAHAHAHA.

Sério, todo mundo já sabia que a pirataria só é ruim para uma parte. No caso da pirataria fonográfica, só é ruim para as gravadoras - e mesmo assim, só teoricamente, pois algumas pesquisas andam comprovando que a venda de um disco não diminui mesmo quando ele "vaza" na internet. As bandas realmente boas, aquelas que não se importam com o lucro mas sim com o conteúdo de sua arte, já estão muito felizes lucrando galões em shows cheios de "downloaders".

Nesse ponto o capitalismo falhou: ele criou um mercado até em torno da arte. A arte não deve ser feita em função do lucro, mas sim em função de seu próprio conteúdo (e se você considera isso uma utopia, veja de onde eu plagiei essa frase).

Ou seja: Viva à pirataria descarada mais do que nunca!


Ouvindo: Off The Record - My Morning Jacket.

Nenhum comentário: