2 de dez. de 2006

Por que eu deveria criar um blogue?

Existe uma linha entre criação e criador que é atravessada pelo homem de várias maneiras. Hoje, isso fica mais claro com o "meu filho, pare de jogar e vá estudar", com o "a moda agora é ser anoréxico e morrer rápido", com a tecnologia galopante, com as instituições sociais se refundamentando de maneira ilógica e todas essas coisas que o homem cria.

Blá. Isso não deixa de ser normal, mas é engraçado como algumas coisas (a maioria das coisas) se deformam com o passar do tempo.

Quando os Blogs foram criados, pouco antes de Deus dizer "que haja luz e blogueiros chatos", eram só por diversão. Tinham alguns rebeldes que tentaram aplicar golpes munidos de Hello Kittys e Gifs Animados, mas as coisas correram bem e o mundo permaneceu ordenado e livre por desistência da oposição.

Hoje existem blogueiros que lucram com suas páginas. Não vejo problema nenhum com isso e não tem por que ver. Mas quando a diversão vira trabalho, das duas uma: ou a pessoa vai se dedicar àquilo que faz (no caso do blogue, lendo, aprendendo coisas novas, se dedicando ao blog e não às pessoas que vão visitá-lo), ou a pessoa já era popular e só vai manter seu (bom) trabalho na blogosfera.

Eu prefiro acreditar em blogs como diversão, isso me dá uma certa liberdade sobre ele. Pra quê comentários, milhares de visitas, propagandas apelativas etc, se o meu blog só é um lugar que eu escrevo porque realmente gosto? Pra quê colocar trilhões de links sem necessidade e marcar presença em comments alheios só pra ganhar uma visita a mais? Ora, eu estou aqui pra me divertir ou pra me promover?

Mas tem horas que a criação supera o criador. Uma coisa bem Admirável Mundo Novo, sabe? Você cria uma coisa e depois persegue uma utopia, uma vontade de reconhecimento que nunca vai chegar. Alguns podem me chamar de pessimista, de "visão-curta" quando eu penso nisso aqui como um lugar pra melhorar minha escrita e pra passar o tempo, mas eu não vejo nenhum beneficio em escrever pra ser reconhecido. (Ao menos se houver um AdSense ali do lado, claro.)

Eu ainda leio os blogs linkados aqui, mas só comento quando quero. Ainda promovo o meu blog, mas só onde tenho acesso fácil. Ainda posto aqui, mas só quando estou com criatividade e humor. Ainda gosto que comentem aqui, mas não vou chorar se perder algum leitor. Ainda acho todos os elementos da blogosfera legais mas sei que tudo isso, ao menos pra mim, se resume a uma coisa: Diversão. Quando isso acabar, eu vou parar de postar aqui e vou fazer algo como criar fakes de Orkut pra passar o tempo.

Me chamem de niilista agora.

Ps.: E, leitores, eu não odeio vocês e suas escritas. Geralmente eu clico no link de quem lê e comenta nisso aqui, mas é que ultimamente eu ando meio desligado do mundo dos blogs. (Levar as coisas na brincadeira não impede ninguém de ser educado.)

3 comentários:

dtghz disse...

eu te odeio, saia daqui.

Anônimo disse...

Também tenho o meu blog por diversão. Mas recentemente coloquei o Adsense lá. Nao vou fazer propaganda, nem pedir cliques, até porque é proibido por regulamento. E eu leio os blogs que eu acho interessante, e se tiver algo a acrescentar, ou que eu ache válido, eu vou comentar.

Concordo com vc. Não podemos deixar de usar o blog como diversão, senão acaba virando uma coisa chata, tanto pra quem lê, quanto pra que faz o blog.

Anônimo disse...

pode crer véi.
e nessa voce vai acabar que nem Luis Fernando Veríssimo e eu vou comprar todos os seus livros :B